top of page

PORTARIA REMOTA: A RECEITA DO CAOS ROTINEIRO



A PORTARIA ELETRÔNICA, OU REMOTA, É A RECEITA DO CAOS PARA OS CONDOMÍNIOS ANTIGOS, CUJOS PROPRIETÁRIOS SÃO IDOSOS.


A portaria remota é uma alternativa ao método convencional de portaria, que possibilita o controle de acesso de moradores e visitantes à distância. Através do uso de câmeras de segurança controladas por uma central de informações, esse serviço monitora continuamente o ambiente, 24 horas por dia. o diabo está nos detalhes.


A AUSÊNCIA DE DISSUASÃO E OPORTUNISMO DOS CRIMINOSOS


Oportunismo dos criminosos é uma expressão que se refere à ação de ladrões que se aproveitam de oportunidades inesperadas para cometer roubos. Essas oportunidades podem incluir situações em que as pessoas estão distraídas, desprotegidas, vulneráveis ou em locais com pouca segurança.

Situações comuns contrárias à Portaria Remota:

· Criminoso poderá entrar junto a entrada do veículo podendo e furtar, roubar ou estuprar e até matar morador

· Golpe do Copo d’água[1] (R7): “os ladrões primeiro interfonam e pedem para o porteiro trazer um copo de água. Mas caso o pedido seja negado, eles entendem que ali não há um funcionário, e sim apenas uma portaria virtual, à distância.”

· “colocar grades nas portas e janelas, como forma de prevenir assaltos[2]

· “Recebimento de encomenda”[3]

·“portão toda a hora quebra. Se quebrar, como é que faz?”,

·“A máquina, além de ser à distância, não conhece o ritmo dos seus moradores e visitantes”

·Criminoso que aproveitará a entrada de alguém num veículo quando o portão for aberto para adentrar nos apartamentos.

·Pessoa oportunista poderá facilitar entrada de criminosos.[4]

·Não haverá pessoa para realizar desforço quando sem teto ocuparem a calçada.(Caso vem ocorrendo em diversos condomínios no Recife)

·Roubo de portão pois sabem que não tem porteiro.


Por exemplo, um ladrão que passa por uma rua e vê uma casa com a janela aberta (ou um condomínio sem um elemento humano que possa reagir ao seu impulso) pode aproveitar a oportunidade para invadir a residência e roubar objetos de valor. Ou ainda, um ladrão que percebe que uma pessoa está usando o celular distraída na rua pode se aproximar e roubar o aparelho.

Os ladrões agem de forma oportunista, ou seja, aproveitam as circunstâncias favoráveis que surgem de forma repentina para cometer seus crimes. É importante ressaltar que o oportunismo dos ladrões é uma prática ilegal e que pode levar à prisão e a outras consequências negativas para os criminosos.


[1] https://recordtv.r7.com/balanco-geral-manha/videos/ladroes-aplicam-golpe-do-copo-de-agua-e-roubam-condominios-com-portaria-virtual-21112022 [2] https://globoplay.globo.com/v/2040015/ [3] https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2022/02/18/moradores-de-jundiapeba-enfrentam-problemas-para-receber-encomendas-dos-correios.ghtml [4] https://oglobo.globo.com/politica/bando-que-fez-arrastao-em-predio-na-lapa-em-sp-tinha-controle-remoto-da-garagem-3140218


A PRIMEIRA LINHA DE DISSUASÃO DE UM CRIMINOSO É FEITA POR PORTEIROS E VIGIAS PRESENTES NA ENTIDADE.


retirar a pessoalidade no atendimento do prédio irá acabar com a tranquilidade e expectativa de segurança pois os criminosos de oportunidade, aqueles que querem furtar e assaltar moradores estarão livres para atuar sabendo que a prestadora de serviço não mandará alguém em pelo menos uns 50 minutos (segundo relatos de pessoas que vivem em prédios dessa categoria!) Lamento principalmente pelas mulheres do edifício pois serão o alvo de criminosos sexuais, já os idosos, não contarão com um apoio em momentos de violência.


A REALIDADE DOS PRÉDIOS SEM PORTARIA COM TRABALHADORES PRESENTES[1]. O FIM DA PAZ E DA CONFIANÇA COM A EXPECTATIVA DE SER ALVO DE CRIME, HOMICÍDIO, SEXUAL, FURTO, ROUBO ETC.


A realidade é que todos os moradores deverão se preparar para gradear suas janelas e portas ante a possibilidade de haver algum bandido ao longo do edifício.[2]

1. Estupro

2. Roubo

3. Furto de material do condomínio.

4. Possibilidade de invasão constante de áreas comuns

5. Furto de automóveis

6. Roubo de veículos

7. Etc.

[1] https://extra.globo.com/casos-de-policia/homem-aranha-do-crime-sindicos-orientam-moradores-para-fechar-portas-janelas-contra-ladrao-que-escala-predio-25583848.html [2] https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/10/portaria-virtual-divide-opinioes-em-predios-de-sao-paulo.html “O volume de pessoas entrando e saindo, vários condôminos ao mesmo tempo, sendo controlado por uma central de monitoramento pode haver um gargalo e isso pode comprometer diretamente a segurança. Por isso, nós aconselhamos que não ultrapasse de 40 apartamentos por prédio para fazer a portaria virtual”.


GRADEAMENTO DE JANELAS, PORTAS E VARANDAS: EM BREVE NA SUA CADEIA (DIGO, APARTAMENTO)!




FALTA (AUSÊNCIA?) DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS. QUEM IRÁ PAGAR PARA VER QUANDO UM CRIME ACONTECER?


Quem irá pagar quando um morador for furtado? Se um criminoso e agride um idoso, criança?

Quem irá pagar quando um criminoso oportunista entrar às escondidas, junto com a entrada do carro, quando a moradora estiver chegando de noite e decidir estuprar?

A empresa não irá se responsabilizar por nada disso, até que alguém da patrulha deseje chegar, o crime já foi cometido!

Pode haver a possibilidade de responsabilização do condomínio ou da empresa de segurança contratada para prestar serviços no local, caso seja comprovada negligência ou omissão por parte dessas instituições. Por exemplo, se ficar comprovado que o condomínio não tomou as medidas adequadas para garantir a segurança dos moradores, como a falta de iluminação adequada, falha no sistema de segurança ou falta de treinamento adequado para a equipe de segurança, pode haver a responsabilização do condomínio.

Por obvio o criminoso é o responsável, estamos falando em sinistro o condomínio ou a empresa de segurança podem ser responsabilizados se ficar comprovada a falta de medidas adequadas para prevenir esses crimes, como a falta de iluminação adequada, falha no sistema de segurança ou falta de treinamento adequado para a equipe de segurança.


O BRASIL É UM PAÍS DESIGUAL E VIOLENTO


Infelizmente, o Brasil é um país que apresenta altos índices de desigualdade social e violência. A distribuição de renda é bastante desigual, com uma pequena parcela da população detendo a maior parte da riqueza, enquanto uma grande parte vive em situação de pobreza e exclusão social.

Além disso, o país enfrenta altos índices de violência, incluindo homicídios, assaltos, roubos, sequestros e outros crimes violentos. As taxas de criminalidade variam de região para região, mas em geral são elevadas em todo o país.

As causas da desigualdade e violência no Brasil são complexas e multifacetadas, envolvendo fatores históricos, sociais, econômicos e políticos. Dentre elas, destacam-se a concentração de renda, a falta de oportunidades educacionais e profissionais para uma grande parcela da população, a corrupção, a impunidade, a discriminação racial e social, entre outros.

Para enfrentar esses desafios, são necessárias políticas públicas abrangentes e efetivas que visem à redução da desigualdade social, à promoção da inclusão social e à melhoria da segurança pública. Além disso, é importante que a sociedade brasileira como um todo se envolva em iniciativas e ações que visem à construção de uma sociedade mais justa e pacífica.


O INFERNO CONSTANTE DAS SITUAÇÕES CORRIQUEIRAS:


1. Quebra da bomba d’água

2. Abertura e fechamento de portões manualmente quando faltar luz

3. Resgatar um morador que esteja num elevador numa crise de pânico, isso se não morrer por uma parada cardíaca!

4. Ocasião de catástrofe hidráulica. Caso rompa um cano do edifício não haverá uma pessoa que saberá fazer o manejo da infraestrutura hidráulica do prédio.

5. Catástrofe elétrica

6. Acompanhamento de prestador de serviços para instalação de antenas

7. Situação dos condomínios antigos (alto número de idosos)

2. controle do portão não funcionar ou o próportão quebrar.

3. Isso se não Furtarem o próprio portão enquanto a empresa não chegar, caso alguém ligue ou caso a empresa faça seu trabalho de observar!


QUESTÃO DE INFRAESTRUTURA


· O Brasil não tem infraestrutura de eletricidade: se faltar energia no prédio ou na empresa, ou pior, se no caminho entre os dois houver corte de cabos lógicos (telefone)! às favas a eficiência!

· As empresas não responderão pelas invasões, roubos, furtos, crimes sexuais que vierem a ocorrer.

O alto número de idosos não saberá lidar com o sistema eletrônico. Imagine chegar para uma pessoa de 70 anos para dizer que todas as vezes para chegar de carro à noite terá de ligar para um numero específico. Se o idoso não tiver telefone? Se o idoso estiver com bateria descarregada? Se estiver sob pressão ou problema de saúde?

Situações corriqueiras: desvalorização do imóvel e insegurança. O condomínio poderá até baixar por um tempo mas não estamos na suíça! Para prédios do porte médio e grande, com apartamentos antigos é irreal pensar que sairia de graça! Temos de pensar nos demais investimentos:

· Estar cientes que um eventual falecimento de uma pessoa por crise de pânico em elevador ou por eventual crime (contra a vida, patrimônio ou sexual) ocorrido dentro da propriedade poderá sujeitar o condomínio a indenizar a família do morador.

· Aquisição de gerador para o sistema de comunicação com a empresa e rede de cerca elétrica


· Colocar redes de cerca elétrica altas em todo o perímetro do o que fará parecer um presídio. Descaracterizando a fachada.


· Sistema de gaiolagem da portaria de visitantes com 2 etapas de porta.


· Gradeamento dos halls de entrada e instalação de portas blindadas com acionamento magnético para entrar nos 2 halls de entrada, transformando o aspecto de residência numa empresa de segurança com porta de aço sempre fechada. Algo que lembrará uma prisão ou empresa


· Os apartamentos dos primeiros andares julgarão por bem realizar gradeamento de suas varandas e janelas como forma de garantir que uma pessoa não invada suas residências o que dará aspecto de ser um prédio sem padronização de fachada. Cuidado com o "HOMEM ARANHA" do Crime!


CONCLUINDO: ESTAMOS SAINDO DE UMA SITUAÇÃO EM QUE A ECONOMIA NÃO VAI SER EXATAMENTE UMA REALIDADE. AO MENOS POR ALGUM TEMPO!


já a segurança e o medo de alguém invadir "de supetão" quando um morador resolver ingressar com o carro será uma constante! A chamada "Entradinha".


O condomínio vai pagar por um serviço que não faz ideia do que seja no futuro, mas dada a realidade da experiência dos prédio que optaram por esse tipo de serviço, em breve farão parte da sua rotina a constante preocupação por um infeliz ladrão que poderá subir em sua casa, praticar todo o tipo de crimes! Dito isso, sugiro você mesmo gradear sua porta desde já!

Prepare-se pois a modernidade exige gastos com infraestrutura que só terão o payback em anos de taxa extra.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
CONDIÇÕES DE ADMISSIBILIDADE DO RECURSO ESPECIAL

Para FREDIE DIDIER , o juízo de admissibilidade dos recursos se estrutura a partir de pressupostos recursais , divididos em pressupostos genéricos  e pressupostos específicos , com análise sequencial

 
 
 

Comentários


bottom of page