top of page

ISS para Sociedades Uniprofissionais de Médicos: STJ Define Tributação Mais Vantajosa



Em uma decisão histórica para as sociedades uniprofissionais de médicos, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu, por unanimidade, que estas sociedades não são consideradas empresas, mas sim sociedades simples.

O que isso significa para você?

  • Tributação mais vantajosa: As sociedades uniprofissionais de médicos agora podem calcular o ISS multiplicando o valor devido por cada sócio pelo número de profissionais associados. Essa tributação é mais vantajosa do que a que incide sobre o faturamento da empresa, pois geralmente resulta em um valor menor a ser pago.

  • Segurança jurídica: A decisão do STJ traz segurança jurídica para as sociedades uniprofissionais de médicos, pois uniformiza o entendimento sobre a tributação do ISS para este tipo de empresa.

Entenda o caso:

Um médico recorreu ao STJ após uma decisão da 2ª Turma Recursal de Varginha, em Minas Gerais, entender que sua sociedade era uma empresa e deveria calcular o ISS sobre o faturamento mensal. O médico discordou da decisão e argumentou que as sociedades uniprofissionais de médicos são sociedades simples, e não empresas, e que, portanto, o ISS deveria ser calculado de forma mais vantajosa.

Decisão do STJ:

O STJ acolheu o argumento do médico e decidiu que as sociedades uniprofissionais de médicos são, de fato, sociedades simples. Isso significa que elas podem se beneficiar da tributação mais vantajosa do ISS, que é calculada por profissional e não sobre o faturamento.

Impacto da decisão:

A decisão do STJ é uma grande vitória para as sociedades uniprofissionais de médicos, pois garante a elas uma tributação mais justa e vantajosa. Além disso, a decisão traz segurança jurídica para este tipo de empresa, pois uniformiza o entendimento sobre o tema.

O que fazer agora?

Se você faz parte de uma sociedade uniprofissional de médicos, é importante consultar um advogado para verificar se sua empresa está em conformidade com a decisão do STJ.

Compartilhe este conteúdo com outros médicos que você conhece e ajude a divulgar essa importante informação!

Equipe Professor João Inocêncio

Com informações publicadas pelo jornal jurídico JOTA

 
 
 

Comments


bottom of page